2007-09-09

O DIÁRIO DA MARGARIDA - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

O crepúsculo
e o cheiro da maresia
levando consigo
o cansaço do dia.



Um jovem astrofísico português que se encontra a fazer doutoramento em França, colaborou para a explicação da excêntrica rotação do planeta Vénus, onde o Sol surge, no horizonte, a Oeste e um dia completo chega a demorar mais que uma translação. Em pareceria com o seu orientador de tese, publicou os resultados de uma investigação, na revista Science, num artigo em que se avançam duas hipóteses para o estranho movimento.

O anedótico é que ele não tenha lugar para trabalhar em Portugal.


O que nós estamos mesmo a precisar é do Euro 2004.



Passados três meses sobre o desastre foi encontrado o último automóvel entre os que caíram ao Douro por causa da quebra do tabuleiro da ponte, em Castelo de Paiva.


A nossa pequenez tem o perfil de uma tragédia.



A Matilde é que me preocupa um pouco mais.
Não se integrou tão bem no jardim infantil como seria de esperar no início.
Têm sido muitas as ocasiões em que ela pediu para focar em casa e já por várias vezes disse que não queria ir para aquela escola, alegada e repetidamente porque os miúdos da sua sala não sabem brincar e alguns batem-lhe, ainda que ela não os deixe sem resposta e, amiúde, seja também a prevaricadora.

Infelizmente não temos alternativa pelo que teremos que saber encontrar uma forma que lhe permita superar este começo de rejeição no próximo ano.
Como não sei, mas vamos ter que ser imaginativos e persistentes, disso não tenho dúvidas.



O Ministro da defesa fez saber que uma intervenção da NATO na Macedónia, a fim de supervisionar o desarmamento das guerrilhas albanesas, não contará com a participação das tropas portuguesas.

Vêem como já estamos a conter as despesas do estado?
Pelo que sobre o dinheiro para construirmos estádios de futebol que “é disso que o meu povo gosta”.



Hoje os alunos começaram uma ficha de Estudo do Meio e acabaram o turno da manhã com outra sobre as novas palavras e um exercício em que praticaram a decomposição dos vocábulos nas sílabas componentes. À tarde houve ficha para o livro dinâmico complementada pelo trabalho para casa, em que eu lhe ditei um texto que ela grafou sem erros.



Bem e no que me resta da noite, vou entregar-me à leitura.

Alhos Vedros
01/06/20
Luís F. de A. Gomes