2007-02-12

O DIÁRIO DA MARGARIDA - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

O CIRCO E A INTERNET

Hoje foi dia de circo e não só para as minhas queridas filhas que, esta tarde, na companhia da mãe, assistiram a espectáculo do género, na Feira Popular.


Esta manhã, no fórum TSF, depois de o público ter maioritariamente posto a nu a maliciosa presença de Fernando Gomes na comissão parlamentar de inquérito, a respeito do tal caso da fundação, tivemos as piruetas de Carlos Magno para atacar o Primeiro-Ministro e defender o inquirido, chegando ao ponto de admitir a vendetta como algo aceitável e deixar no ar a possibilidade de virem a rebentar na praça pública alguns dossiers mais comprometedores ou que possam sair das gavetas inquéritos mais incómodos.
O sinal está dado e, da parte de quem vem, não duvido que significa, por interposta pessoa, uma declaração de guerra.
Seguir-se-à o desfile dos franco atiradores nos jornais, as fugas de informação para os media e as reportagens da TVI e o mais certo é que não faltem as aberturas de processos pelo Ministério Público. Também Pinto da Costa virá defender a verticalidade do amigo Engenheiro e há-de deixar o recado para que Guterres atente no caminho que está a seguir que talvez não seja o melhor para que, até aqui, tem estado tão bem.
Brevemente Armando Vara sairá do Governo com a recompensa de retiro dourado. Nesta fase, a tomada do poder limitar-se-à apenas e mais uma vez à Câmara do Porto.

Esta gente dará cabo da democracia em Portugal.

A menos que o povo finalmente acorde e os risque do mapa.
Ainda iremos a tempo?



E pronto, George W. Bush será o próximo Presidente dos Estados Unidos da América.

Se não estou em erro, é a primeira vez que uma família consegue fazer eleger o pai e o filho para a mais alta cadeira do estado.
Falou-se muito no clã Kennedy mas foram os Bush quem o conseguiu.
Mas tudo indica que estão fadados para sucumbirem ao primeiro mandato.



Tanto a Margarida como a Matilde gostaram do espectáculo do circo.
Diz a mãe que mais comedida a primeira e mais dada ao envolvimento a segunda, sempre pronta a dançar ao ritmo das músicas e disposta a aplaudir e a responder aos incitamentos dos palhaços.

No regresso houve soneca no automóvel.


A Luísa é que teve um belo dia.
Esta manhã, quando telefonei para o seu gabinete para perguntar como estava a família, atendeu a Margarida e disse-me que estava a ensinar a Matilde a trabalhar –foi este o verbo usado- na Internet.
Faço ideia a festa.
Com a boca arreganhada, a mais novita, no período das meiguices do dia, disse-me que esteve a fazer jogos no computador da mãe.


Eu sou tão feliz.



E o meu amigo Joaquim Caiado, aos quarenta e três anos de idade, foi pai e também ele sentiu o mistério que nos estala no peito e nos faz voar com um corpo que já não é o nosso.

Deus os acompanhe a todos que eu também tenho confiança que aquele companheiro na casa de quem brinquei, na infância e que, por sua vez, também partilhou os domínios dos quintais e terraços da minha meninice, será um pai terno e compreensivo, disponível e zeloso.


Mas é mesmo à Quim Caiado.

O pai chama-se Joaquim Eusébio, ele Joaquim Manuel e o filho, como não podia deixar de ser, igualmente terá o nome de Joaquim Manuel.

“-Bem, tinha que ficar cá um Quim Caiado, não é verdade?”

E o amigo Luís riu e deu-lhe um abraço de parabéns.



Então e eu não nasci na idade da pedra?
Não é que tenho e-mail pessoa, acesso à Internet e… E… Não é que desconhecia?



Há cem anos, com o Professor Max Planck que ensinou na Universidade de Berlim, deram-se os primeiros passos da física dos quanta.

Foi aí que nós, portugueses, ficámos definitivamente arredados da civilização moderna.

Alhos Vedros
00/12/14
Luís F. de A. Gomes