2007-03-15

O DIÁRIO DA MARGARIDA - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

COMEÇOU O SEGUNDO PERÍODO
No Ghana, que foi a primeira colónia britânica da África sub-sariana a ascender à independência, o escrutínio eleitoral devolveu a presidência civil. Mais uma vez, a pátria de N’Kruma dá o exemplo.

Ao contrário de Jerry Rawlings, o tirano deposto, um major piloto-aviador que, nos últimos anos, foi o detentor do poder, o novo Presidente, Jonh Kuofor, um advogado formado em Oxford, diz-se um adepto da democracia.


Raras, no continente africano, estas flores do género Mandela devem merecer todo o apoio e carinho dos amantes da liberdade de todo o mundo, especialmente deste lado em que nós vivemos.



A Matilde é engraçada. Por vezes não se recorda sãs palavras e pura e simplesmente inventa e o curioso é que geralmente com lógica, naquilo que parecem actos espontâneos de uso da racionalidade.

“-Oh pai, está a dar relâmpadas?” –Perguntou ao escutar um som que, de facto, mais parecia um trovão que outra coisa.
“-Não são relâmpadas, são relâmpagos.” –Corrigi de imediato.
“-Ah pois relâmpagos, já me esquecia.”


E foi manifesta a satisfação que sentiu pelo regresso às aulas de ginástica.



Mal parece estará perspectiva da natação. Segundo apurei, todas as inscrições para os grupos de aprendizagem estão mais que esgotadas, pelo que as minhas cachopas terão que esperar por uma melhor oportunidade para se iniciarem no domínio da locomoção aquática. Bem, esperemos que a febre passe e os compromissos saturem os pais que têm mais que fazer.
Mas para mim, esta afluência é a melhor prova da utilidade e premência da obra. A piscina municipal, em Alhos Vedros, foi inaugurada este fim-de-semana e todas as vagas, à partida, se encontram preenchidas. E não foi nada para o inglês ver que o povo nadador foi mais que muito.

Ora aqui está um empreendimento dos nossos autarcas em que os dinheiros públicos foram bem aplicados. Até eu lhes dou os parabéns.
Ele há quem diga que peca por tacanhez, defendendo, em alternativa, um tanque com as medidas olímpicas.
Provavelmente não seria demais, mas eu não concordo com esse ponto de vista. Quanto a mim está bem assim. Temos que ter em conta os custos de manutenção. E depois há que dar tempo ao tempo e deixar que as coisas aconteçam. Sequer há um clube de natação no concelho. Mas é a partir daqui que tais fenómenos podem acontecer e que até se podem formar hábitos que criem mercados para investimentos privados neste âmbito da cultura física. Então sim, então haverá necessidade de infra-estruturas com maiores dimensões. Estou convencido que então deveria ser muito mais fácil construir uma piscina olímpica neste concelho.
Até lá, dois pontos para o João de Almeida e a sua equipa.



Hernâni Gonçalves, ex-preparador físico do Futebol Clube do Porto é o Vereador para a qualidade de vida na Câmara da cidade, a tal capital europeia da cultura que está em obras.

E pelo que se vai ouvindo no contínuo que a TSF vem hoje destacando a tão importante acontecimento, a avaliar pelas primeiras impressões e as vozes que se levantam, o mais certo é que para além da listagem de espectáculos cuja qualidade não está em causa, lá teremos as queixas invejosas contra o centralismo que será apontado como a causa de todos os males do burgo que, na boca de alguns patetas, tem vivido amordaçado.


Eu confesso que a culpa é minha.



A Margarida tinha saudades da escola. Acordou-me toda satisfeita e, era inevitável, cheia de preocupações –escusado será dizer que infundadas- para não chegarmos atrasados.
Longe vão os tempos em que saía de casa com as mãozinhas frias.

“-Oh pai, vamos que eu quero ver as minhas amigas. E posso dizer que tive muitas prendas pelo natal?”



E neste dia de reatamento os alunos passaram a manhã a escreverem e a lerem palavras e à tarde fizeram um desenho alegórico à natividade e ao ano novo.



Entretanto continua uma campanha presidencial em que o tema em destaque é nem mais um soldado para a Bósnia.


E será que o candidato comunista irá a votos?
Estou curiosíssimo para ver como é que esta bota será descalçada.



Pois já é notório o aumento da claridade.

Esta tarde, quando, por volta das seis, olhei o céu, havia uma mancha rosada nas nuvens.

Alhos Vedros
01/01/08
Luís F. de A. Gomes