2007-04-22

O DIÁRIO DA MARGARIDA - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

PARABÉNS MARGARIDA

Nestes dias tenho-me deliciado com uma leitura bastante interessante sobre a história do capitalismo.

Para já, nele fiquei a saber que, no princípio do século dezanove, foram as populações mais pobres que se mostraram adeptas da liberalização do comércio de produtos agrícolas a fim de obterem preços mais baixos para os alimentos (1).

Em contrapartida, fica claro como os capitalismos nascentes requereram e usaram o papel proteccionismo do estado para se afirmarem e crescerem.



Esta madrugada, a Margarida fez sete anos de idade.


Eu sou um homem com sorte por ter uma filha assim que tanto encanto me dá.
Não é, para mim, uma prenda de anos, é uma prenda de existência.


Coincidência engraçada, no dia do seu aniversário teve uma folga inesperada no turno da tarde.



No decurso das actividades, os alunos fizeram um ditado sobre as variantes da nova palavra e depois exercitaram a pintura com as cores e a forma da bandeira nacional.



Não acho bem que se altere a constituição para que se adapte a legislação estrangeira que nos pode afectar pela assinatura de tratados no âmbito da União Europeia. Abrir-se-á um precedente e não sei se a partir daí não poderão ocorrer posteriores actualizações automáticas que, desse modo, adeqúem o nosso quadro penal aos contextos resultantes das nossas relações exteriores. Eventualmente, daí poderão soprar ventos desagradáveis. Mas também não me parece lisonjeiro que se aceite a pena de prisão perpétua que há muito deixou de fazer parte da nossa tradição que, ao contrário, tem aceite que depois do cumprimento das penas, há sempre a hipótese de regeneração pelo que deve ser possível uma segunda oportunidade que, manifestamente, uma penalização para a vida contradiz e inviabiliza. Por mim, penso que seria preferível a nossa leitura destes problemas.

E o pior é que tudo isto foi promovido pelos homens do governo e do partido que o suporta, sorrateiramente, sem debate público.



Alan Greenspan alerta para os perigos que podem advir da quebra de crescimento da economia dos Estados Unidos da América. Para já, o desemprego aumentou para os quatro por cento.
Como primeiro paliativo, as taxas de juro vão descer meio por cento.


Pelo efeito de onda, há suspiros na construção e em muitas famílias portuguesas.



Jantámos em casa dos meus pais e o meu sobrinho mais novo fez-nos companhia.
A Margarida estava encantada e para os parabéns teve o presente da presença da Tia Engrácia e do Tio António.

E agradeceu-nos com uma pequena cantiga que rematou as palmas mesmo antes de apagar as velas.



A noite está fria mas estrelada.
Como há sete anos atrás, também hoje me sinto a voar pelo espaço.

__________
(1) Vindt, Gérard, p. 48
500 ANOS DE CAPITALISMO – A MUNDIALIZAÇÃO DE VASCO DA GAMA A BILL GATES

Alhos Vedros
01/02/02
Luís F. de A. Gomes


CITAÇÃO BILBIOGRÁFICA

Vindt, Gérard- 500 DE CAPITALISMO – A MUNDIALIZAÇÃO DE VASCO DA
GAMA A BIL GATES
Tradução de Isabel Cardeal
Revisão técnica de Jorge Miguel Pedreira
Círculo de Leitores, Lisboa, 2000

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns à Margarida. Desejo que ela seja muito feliz e tenha muitos dias em que possa sentir-se a voar lá no alto, como o pai dela se sente hoje.

Ela

03:21  
Blogger o clube said...

Eu sou suspeito pois sou mais ou menos um pai galinha que vive encantado com a doçura da paixão que é ver aquelas pessoas crescerem, mas ouso dizer que a Marga é uma menina muito bonita, pessoa com bom carácter e inteligente que geralmente vive cheia de alegria e que revela um mundo interior cheio de sensibilidade e elegância.
Muito obrigada pelo voto para com aquela minha filha adorada e que eu tenho a certeza e acredite-me que é -conjuntamente com o mesmo que se pssa por parte da Matilde- o melhor prémio para a minha existência, me adora também. Procuro todo os dias ser digno desse amor e admiração mas não sei se o consigo e se de facto o mereço.
Nunca me esqueço de Lhe agradecer sempre que sinto que assim acontece.
Mais uma vez muitíssimo obrigada pela gentileza, tudo de bom para si
Luís

10:53  

Enviar um comentário

<< Home