2007-04-18

O DIÁRIO DA MARGARIDA - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

NÃO SE COSPE PARA O CHÃO

Ontem a Terra voltou a tremer na Índia.
O balanço da tragédia fala de vinte mil mortos.



E ainda não foi desta que a associação de pais avançou. Sem que eu possa dizer porquê, ninguém apareceu. Amanhã tentarei apurar o que se possa ter passado. Eu esperei até às dez da noite mas nunca deixei de estar só.

Acontece é que assim acabei por perder a noite inutilmente.
Mas não vamos desistir. Eu sei que estas coisas são sempre difíceis e ainda mais quando se trata do arranque.



Deu para me despedir das “Reflexões De Um Burguês”, do José Rodrigues Miguéis.

Há um certo desequilíbrio nos dois volumes. Artur tem mais carne e osso no primeiro, parecendo-me que no segundo a narrativa balança no quadrante do ensaio em que ele aparece mais ou menos com uma alegoria do ser português.
Texto cáustico, ainda hoje cheio de pertinência e actualidades, é um verdadeiro murro no estômago em muitas das ideias feitas com que as elites têm construído a imagem cultural do país. Da tacanhez mental à arrogância do ignorante, estálá tudo, estão lá muitos dos filhos despeitados e invejosos que por aí pululam.
Não admira pois que o homem tenha sido esquecido dos cânones oficiais, mesmo da actualidade.

Seja como for, esta segunda parte não consegue apagar o aspecto de um ajuste de contas.
Tenho para mim que se o tom do primeiro tivesse sido mantido, englobando o conteúdo complementar, teria sido a literatura a que mais beneficiaria e o nosso encanto seria, naturalmente, maior.


Mas não será isto que me fará deixar de considerá-lo um dos meus mestres.



Hoje os alunos aprenderam uma nova palavra, leque, em torno da qual fizeram uma séria de exercícios e um trabalho para casa. Há tarde houve exercícios de Matemática.



E assim se faz a educação e o começo do civismo.

“-Olha aquele porco a cuspir para o chão.” –Disse a Matilde depois de se cruzar com alguém que assim agira.



Depois da água, Montemor-o-Velho foi elevada à condição de ilha.

Alhos Vedros
01/01/29
Luís F. de A. Gomes