2007-06-20

O DIÁRIO DA MARGARIDA - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

3º. Volume
AS MINHAS PRIMEIRAS FÉRIAS GRANDES
A FOLGA DO PRIMEIRO DIA



Para a
Margarida


Afinal o terceiro período começou com uma folga inesperada, mas um corte no abastecimento de água durante todo o dia forçou a direcção da escola a encerrar as portas. Desta forma, o início ficou adiado para amanhã.



E a Margarida aproveitou para mais um dia de brincadeira.



Depois de escutar as explicações que a Ministra da Saúde apresentou aos deputados, esta manhã, o Primeiro-Ministro abandonou a câmara e deixou que a interpelação prosseguisse sem a sua presença.
Com isso, mostrou o respeito que tem pela principal sede do poder democrático.



Pela minha parte, aproveitei o regresso das sessões de ginástica para abrir o último romance de Vargas Llosa.

Dele falarei noutro dia.



No Médio Oriente estamos no preâmbulo de mais uma guerra israelo-árabe.
Para já, o conflito está em crescendo entre os palestinianos e os israelitas, mas depois dos bombardeamentos que estes últimos efectuaram sobre posições sírias, no Líbano, é de esperar que os beligerantes se multipliquem e não me admiraria que Israel viesse a ser atacado por uma coligação de forças terroristas e exércitos regulares de algumas das tiranias mais ou menos vizinhas. Não estou a pensar numa reedição da guerra os seis dias mas sim no uso de mísseis e da devastação que poderiam provocar através de ogivas carregadas de armas químicas.

Deus nos livre de uma tal possibilidade.


No próximo mês de Maio tenho uma viagem prevista à Turquia.
É certo que os turcos não são árabes e que as suas elites, há muito militarmente enquadradas na NATO, manifestam-se favoráveis a uma interligação na União Europeia. Mas o povo é maioritariamente muçulmano e eu não gostaria de visitar Istambul num contexto beligerante contra os judeus.

Há dez anos atrás, quando fiz uma viagem pelo interior berbere do Alto Atlas, em Marrocos, bem vi os simples olhando-nos com o desprezo de quem tratou Saddam Hussein como um herói.



A Terra é um planeta tão bonito.

Alhos Vedros
01/04/18
Luís F. de A. Gomes