2007-06-24

O DIÁRIO DA MARGARIDA - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

UM FIM-DE-SEMANA REPOUSANTE

Só agora me dou conta de quão fatigante foi o último fim-de-semana e os dias de trabalho que, sem espaço para o repouso, se lhe seguiram.

Esta tarde, após o almoço, estendi-me um pouco no sofá e acabei por fazer uma sesta de duas horas.

Mas agora estou reconstituído e após o passeio que fiz com a Margarida pelo parque da cidade, no Barreiro, enquanto a Matilde fazia a sua soneca, não são só os músculos que readquiriram a compostura de repousados, é também o espírito que ficou livre da vontade de cerrar as pálpebras.

Amanhã voltarei ao trabalho em plena forma.


Curiosamente, senti que as piscinas que não fiz, por ocasião da Páscoa, me fizeram imensa falta.



Como diz o povo, não há fome que não dê em fartura.

Se no último artigo da minha mais recente compilação de textos me lamentava de há muito ter apenas a companhia de Vargas Llosa em artigos saídos no “Diário de Notícias”, nestes dias não só tive o prazer de o reencontrar em toda a sua pujança em mais um romance, como ainda me deparei com o brinde suplementar de uma entrevista sobre esse mesmo trabalho e a sua actividade literária em geral que fez a delícia da manhã deste Sábado.
Sábias as palavras do Mestre que mais uma vez me fazem ganhar consciência do quanto lhe devo como escritor a ponto de não ter qualquer dúvida em me ver como seu discípulo. Com efeito, não só partilho do essencial das suas ideias, como estas, por outro lado, igualmente concorrem para que eu possa justificar boa parte –se não a globalidade- da minha obra, muito especialmente no que diz respeito ao projecto Sebastião Sorumenho. É o que posso concluir quando ele diz acreditar que “(…) a literatura não é gratuita, que não é mero entretenimento (…)”, para acrescentar que ele “(…) desperta em nós uma atitude crítica em relação ao mundo. (…)” (1) Pois é esse o pressuposto das produções que o meu parco talento me consentiu realizar sobre aquele pseudónimo, assim como de todo o meu restante labor ficcional em que é sempre possível encontrar perguntas que ns levem a reflectir nos mais variados aspectos da nossa condição de humanos.

É tão bom quando nos sentimos em tão inteligente companhia.


E depois são as suas preferências que também são as minhas e as suas preocupações que novamente se repetem entre aquelas que mais me têm atormentado.


Vou recortar e guardar a conversa em causa.



O Irão incita o Hezbolah a lutar contra Israel e no Canadá, uma reunião internacional que visa criar uma zona de comércio livre no continente americano acabou sob a violência de manifestações de rua daqueles que se opõem à aproximação que as trocas pacíficas sempre provocam entre os povos. Quebeque, a cidade da cimeira, está em estado de sítio e já foram detidas dezenas de pessoas.
Por sua vez, no Montenegro, ainda que sem maioria, o partido do presidente sessionista ganhou as eleições.

São as chuvas de chumbo que continuam a cair sobre a paz e a harmonia no mundo.



A Matilde já conhece os números e identifica os respectivos símbolos até cinco, o mesmo acontecendo com as leras a e o.



Eu sou um homem tão feliz.

__________
(1) Vargas Llosa, Mário, p. 17
ENTREVISTA A CARLOS VAZ MARQUES

Alhos Vedros
01/04/20
Luís F. de A. Gomes


CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Vargas Llosa, Mário- ENTREVISTA A CARLOS VAZ MARQUES
In DNA, nº. 229, de 01/04/21
Diário de Notícias de 01/04/21

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá Luís

Pseudónimo?
Sebastião Sorumenho?


beijinho


Marta

16:36  
Blogger o clube said...

Sim, foi o nome que usei para assinar os traalhos de um projecto literário que iniciei já adulto e no qual realizei os primeiros trabalhos de ficção pura e dura que fiz após a minha graduação universitária, durante a qual pelo pouco tempo que naturalmente era capaz de reunir para dedicar às letras, apenas escrevi textos tecnicamente surrelistas, pois obedeciam à regra que André Breton preconizava da escrita imediata e sem concepções prévias.
Uma vez livre dessas obrigações académicas e dono do meu tempo livre, decidi então dedicar-me à ficção e escolhi começar por aquilo que vim a definir como o projecto que assinei por Sebastião Sorumenho.

Beijinho

Luís

13:29  
Anonymous Anónimo said...

Olá Luís

Estás bem?
Aconteceu alguma coisa?


Beijinho


Marta

21:47  
Blogger o clube said...

Olá Marta

Estou bem, apenas fiquei absorvido por obrigações laborais e depois tive que redistribuir o tempo que usei para divertir com o concerto dos Stones que não foi lá grande coisa, pois o som estava muito mau. Paciência. Mas agora pago a factura suplementar a que não posso fugir.

Mas fico encantado pela preocupação.

Beijinho

Luís

18:46  
Anonymous Anónimo said...

Olá

Bem o podes dizer, foi mesmo preocupação, quando vi que não estavas a actualizar o diário.

Beijinho

Marta

13:28  
Blogger o clube said...

Tomo isso como um carinho que muito agradeço.
Mas foi como disse, arbeit, arbeit, arbeit.

Beijinho

Luís

PS
Mas hoje já tive um tempinho.

00:30  

Enviar um comentário

<< Home