2007-08-03

O DIÁRIO DA MARGARIDA - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

NA VÉSPERA DA PARTIDA

Por incrível que possa parecer, esta foi uma manhã de trabalho intenso para pôr em dia o que a enfermidade fizera acumular.



A Lena, ex-mulher do meu amigo de sempre Rui Madeira –ainda que não o veja e dele nada saiba há mais de sete anos- telefonou para dar a novidade de que será mãe, espera-se, no início de Agosto.

Deus a acompanhe na sua hora.



Mas hoje tem sido um dia de afazeres, o preparar das malas e da estadia das miúdas em casa dos meus pais.

Amanhã vamos para Istambul.



E do congresso do PS
nada de novo transparece.

Percebemos que um sério e sólido investimento no ensino, de forma a criar matrizes de excelência, continuará uma figura de estilo. Está tudo contente com a reforma fiscal que temos, a partir da qual os ricos continuarão a fugir ao fisco e os trabalhadores por conta de outrem a suportarem as despesas do estado e da saúde nem vale a pena falar que é para ver se o sistema se endireita. Tribunais com mau olhado e juízes à mercê de lobbies inadjectiváveis fazem o melhor dos mundos da nossa justiça- palavra que em Portugal começa a ganhar um sentido cómico- que obviamente só necessita de uns retoques do género mais uma jarrinha ali e uma aspiradela acolá. Enfim, podemos estar a correr para o abismo, mas fantochada e foguetes são acompanhamento que nos não hão-de faltar na queda.

E quem disser o contrário leva.



Investigação do geneticista João Lavinha dá razão à ideia que subscrevo de que não faz sentido falar em raças puras. (1)
Os seus trabalhos fazem prova de que a deriva genética implica que todas as raças estão misturadas, pois é normal que se encontrem genes de umas populações em outras. Neste caso específico, estamos a falar de antepassados africanos. (2)

Mais um facto a registar para os meus estudos sobre o racismo.



E eu tenho de confessar como sou um pai galinha.
Ainda agora me despedi das miúdas e já estou cheio de saudades.



Bem, até para a semana.

__________
(1) Gomes, Luís F. de A., p. 20
AND US AND THEM (BREVES PALAVRAS SOBRE O RACISMO)
(2) Machado, Ana, p. 36
A PROCURA DO AVÔ – ANEMIA UNE ÁFRICA A PORTUGAL

Alhos Vedros
01/05/06
Luís F. de A. Gomes


CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Gomes, Luís F. de A. – AND US AND THEM (BREVES PALAVRAS SOBRE O RACISMO)
CACAV, Alhos Vedros, 1995
Machado, Ana – A PROCURA DO AVÔ – ANEMIA UNE ÁFRICA A PORTUGAL
In “Público”, nº. 4064, de 01/05/05