2007-08-05

O DIÁRIO DA MARGARIDA - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

AI LIBERDADE, LIBERDADE

Ainda que averbando uma derrota aos radicais da ETA, a população basca continua refém de um nacionalismo que, em face da ampla autonomia conquistada, deixou de fazer sentido. A independência, mais não seria que a entrega de poder a uma minoria que, do respeito pela democracia, só consegue deixar transparecer o patamar do desprezo que sente por ela.
O Partido Nacionalista Vasco, no poder desde mil novecentos e oitenta e que reforçou a sua votação e o número de parlamentares, tem a maioria absoluta ao seu alcance com a soma dos eleitos pelo Herri Euscarrioock o que deixa em aberto a possibilidade do bombismo pressionar o bom senso e a razão.
A liberdade continuará adiada por ali.



E agora resta ver se a sociedade italiana está suficientemente adulta para passar pelo consulado de uma mistura de doges e duces e sobreviver, com a alternância necessária, daqui a quatro anos.

Temo que desta vez seja para valer e o efeito pernicioso se estenda a outros países com sociedades civis incipientes. Do nosso Portugalzinho, a recuperação política de um Fernando Gomes já dera o sinal do exemplo.

A liberdade está desaparecendo daqui.



Hoje os alunos aprenderam uma nova palavra, cenoura, em torno da qual realizaram exercícios na aula e o trabalho de casa.



Um jovem físico português defende a hipótese de a luz, nos primeiros tempos do universo, ter viajado a uma velocidade superior à que se lhe conhece actualmente.
Por enquanto não há provas que corroborem a teoria e a comunidade científica fala em especulação pura.
As ideias de João Magueijo só põem em causa os pressupostos da relatividade restrita e geral.

Mas dessa forma, finalmente, o nome de Portugal entraria para a história das ciências e logo com um feito que haveria de marcar a física do século vinte e um.



Por contraste, a Primavera continua marcada pelo frio e a chuva.

Alhos Vedros
01/05/15
Luís F. de A. Gomes