2007-01-14

O DIÁRIO DA MARGARIDA - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

Cruzando as respostas de Carlos Antunes –ex-dirigente do PRP-BR- e do General Ramalho Eanes em entrevistas ao “Público” do último fim-de-semana, fica a leitura de que o avanço das tropas afectas ao grupo dos nove foi uma resposta ao que se pensava poder vir a ser um golpe da extrema-esquerda.
Para meu olho, de certa forma, fanfarrão, o dirigente revolucionário, ainda que reconhecendo, implicitamente, que o seu partido não tinha expressão nacional, afiança que a esquerda mais radical –que ele limita à sua organização e satélites- esteve em condições de tomar o poder, no que a mim me parece uma emanação do autismo de se confundir a lealdade de uns quantos militares e de, eventualmente, uma ou outra unidade operacional com a capacidade de fogo suficiente para impor uma derrota militar à contra-ofensiva que, necessariamente, se levantaria.
Seja como for, o General Eanes também nega a responsabilidade do PCP no levantamento dos pára-quedistas em 25 de Novembro e adianta que o receio dos moderados se virava para os aventureirismos bélicos de certos sectores mais extremistas.

Quanto a mim, está por apurar o papel da inteligência militar de certas potências ocidentais que levaram à criação do cenário que permitiu aos moderados arredarem os comunistas dos circuitos do poder sem que se tenha caído na vendetta que, obrigatoriamente, redundaria num banho de sangue.
Engraçado terá sido, afinal, o papel de certos dirigentes do MRPP já que, de acordo com Eanes –e não me parece que, neste aspecto, seja homem para faltar à verdade- afinal mais não fizeram do que cumprir o papel de espiões, para não dizer bufos.
A verdade é que eles estão aí, vivinhos da silva, bem colocados no poder e em tantas áreas de influência. Querem ver que eram todos geniais?



Esta tarde, a pedido da Margarida, a mãe ficou à espera das miúdas durante as duas horas de ginástica.

Eu vim para casa ler.
E preparei os banhos dos meus amores mais pequeninos.


Deitar cedo e cedo erguer…



O Supremo Tribunal da Florida está a decidir se a recontagem dos votos é ou não possível.
Em caso negativo, amanhã saber-se-à que George W. Bush venceu as eleições. Contrariamente, teremos que esperar os resultados desse novo processo para que então seja conhecido o vencedor.


Depois de dezenas de eleições em que esta situação já acontecera por uma ou duas vezes, entre nós, não faltam os iluminados que atribuem o bloqueio ao sistema de eleição indirecta do Presidente.



“-Oh pai. Ainda há bocado a Sara emprestou-me um afia e, de repente, eu estava no quadro, um rapaz passou e tirou-mo, mas eu não vi quem foi e eu pedi desculpa à Sara e disse-lhe que lhe comprava um afia igual. Mas eu não tive a culpa, eu não vi quem foi o menino que me tirou o afia.”



De acordo com o deputado europeu José Pacheco Pereira, falando na rádio, as manifestações reprimidas pelo poder, em Moçambique, tiveram como espoleta o facto de o socorro às províncias vitimadas pelas cheias ter sido preferencial para aquelas que votaram no partido do governo em detrimento daquelas que preferiram a oposição.



Hoje de manhã os alunos fizeram mais uma ficha para o livro dinâmico e à tarde realizaram exercícios em torno do número zero.



Começou a campanha de Jorge Sampaio a um novo mandato em Belém.
Hoje esteve num jantar com personalidades do desporto.
Não reparei em que canal, a reportagem apresentou um jornalista a narrar o acontecimento tendo como pano de fundo, sentados, à mesa, Reinaldo Teles e Pinto da Costa. É claro que isto aconteceu por acaso.

Pois isto é a melhor prova que um certo lobbie do Porto continua satisfeito com o que o Partido Socialista tem para lhe dar.



Bom e agora vou namorar a Luísa.

Alhos Vedros
00/11/20
Luís F. de A. Gomes