2007-01-08

SHALOM ALEIKHEM!

Não importa como foi o teu 2006.
2007 será melhor.
Imagina um mundo em que a
paz terá a sua oportunidade.
Obrigado ao Luís Santos, irmão de longa data que nos fez chegar uma actuação tao bonita e cheia de esperança.

4 Comments:

Blogger Gi said...

Luís não consigo ver onde está a mensagem de que fala, mas pelo nome, se é o que eu penso (uma actuação de crianças para o presidente americano) recebi-o há +-1 ano por mail, uma mensagem de esperança pela PAZ. Lindíssimo sem dúvida.Mas será? É que só vi a história do Sebastião de 1996...

00:25  
Blogger o clube said...

Boa noite, Gi
Como foi o dia? A bonança já recompensou o desgaste da tempestade? Desculpe eu ter entrado daquela maneira na sua casa e nem ter começado pelas saudações, mas... Fiqeui tão contente ao ver aquilo que me apeteceu... Ir para a rua gritar que a paz é sempre possível, mesmo com toda a infantilidade que a Humanidade ainda transporta dentro de si. E vai de fazer o post que vejo pelas suas palavras não é novidade nenhuma mas não faz mal, nunca é tarde nem é cedo para mostrar que a esperança faz sentido, tem sentido, não pode deixar de estar presente nas nossas vidas.
Mas é o vídeo que a Gi refere e poder revê-lo clicando na palavra paz. Amanhã terei que chamar a atenção para isso, hoje não terei espaço; estou mais ou menos exausto e acabei de fazer mais uma promoção da casa -ossos do ofício.
Quanto à tia Engrácia, peço-lhe por gentileza que atente nela um pouco e que me dê as suas impressões. Seguir-se-ão mais quadros, como é óbvio; se gostar, seria mais um favor que lhe ficaria a dever se lesse e comentasse.
Os meus agradecimentos são desde já antecipados e repito sempre que não tenho palavras para agradecer a bondade com que me tem tratado. Ficarei seu devedor para toda a minha vida.
Já não me sinto capaz de falar de isenção; já recebi um puxão de orelha, não quero outro.
Resta-me dizer até amanhã e mais uma vez pedir que me desculpe a descortesia daquela entrada na sua casa. Mas acredite que nunca tinha visto aquela actuação e é assunto que toca muito fundo na minha alma. Fiquei tão contente que não resisti a fazer um post com ele e sinceramente pouco me importa que seja uma novidade apenas para o mensageiro.
Uma noite cheia de azul, para si Gi
Seu
Luís

00:50  
Blogger Gi said...

Pois não tem nada que pedir desculpa, eu faço precisamente o mesmo no meu blog. Há coisas antiquíqúíquíssimas (é propositada a repetição só para dar ênfase :-) ) que eu coloco do meu blog só porque gosto e quero deixar o registo. Quem já conhecer que passe ao lado pois não pretendo entrar em nenhum concurso de popularidade para ter que agradar a toda a gente.
Deixei uma breve nota sobre a tia Engrácia lá no blog, tive a sorte de ter uma tia que também me marcou. Não me peça para escrever muito mais que já sabe que não gosto e nem tenho hábito de fazer grandes comentários :-) (bem quer que eu tome o gosto pela escrita mas não consegue. E agora vou dar só mais uma voltinha pelos blogs diários e só volto à noitinha que isto de querer mudar de casa tem muito que se lhe diga.
Bom dia Luís.

10:56  
Blogger o clube said...

Bom dia Gi, dormiu bem?
Estou desolado por só agora ter visto o seu comentário e, em conformidade, estar a inseri-lo neste momento, mas ontem tive um dia para esquecer. Quando cheguei a casa e subi ao quarto delas para o beijinho do até amanhã, já só encontrei duas cabecinhas lindas que não deram conta que os pais lhes beijou e afagou os cabelos. Mas é assim a vida e afinal é mesmo por elas que me entrego tanto à labuta de ganhar o pão do dia a dia.
Já li a nota que deixou e respondi-lhe. A bondade que a Gi revela para comigo não tenho forma de a pagar e por issos erei seu servidor para todo o resto da minha vida; digo-o com toda a sinceridade, se nunca me fizer mal, terá a minha lealdade até ao fim dos seus ou dos meus dias.
A paz em Israel é sonho que me toca muito fundo na alma. Pode não concordar comigo e sei que muitas vezes aquele estado é muitíssimo mal compreendido e a informação que dele nos chega é pouca e peca por nunca ser a melhor e mais rigorosa; infelizmente, de uma maneira geral filtrada por olhares que partem do conflito israelo-palestiniano e logo enquinados pela parcialidade com que se inserem na contenda. Mas a paz é possível e há muitos casos de conviência, são convivência, diga-se -não só ao nível de vizinhança como de projectos comuns em que a música, justamente, é uma área priviligiada, pois há bandas compostas por músicas israelitas, judeus e palestinianos, muçulmanos- o que prova que aqueles povos podem viver em conjunto e em paz e, com o tempo, em cooperação mutuamente enriquecedora.
Costuma dizer-se que a paz no mundo depende daquele conflito. É verdade que ele gera grandes aggiornamentos que se alastram em blocos mais ou menos rivais a grande parte da Terra. Mas é uma falácia, aquela verificação. A guerra depende da ganância e da sede totalitária de poder de homens maus e sem ser uma excepção, aquele caso também depende das élites cleptómanas e totalitárias que do lado palestiniano e árabe têm todo o interesse na continuidade da guerra pois só nela encontram a lógica que os mantem no poder e que lhes permite continuarem a subjugar os seus povos com as mais ferozes ditaduras. É claro que se acabasse aquele conflito o mundo conheceria uma enorme mais valia de pacificação. Mas as guerras continuariam aqui e ali, sempre onde a tal ganância as espoletasse e o interesse dos negociantes de armamento encontrasse um palco apropriado para elas.
Por isso pouco me importa a actualidade ou não do vídeo. É lindo para o gostar de ver repetidamente e isso chega-me.
Não a maço mais Gi -e isto na presunção de que lerá estas minhas palavrinhas. Quero e quererei sempre o que de melhor a vida tenha para si. A Gi, a menos que queira a todo o custo sair de lá, jamais deixará de estar bem dentro do meu coração.
Não sei se hoje vou ser capaz de a visitar e de lhe pedir um pequeno favor em torno do Intimidades. Não é convencê-la a escrever; respeito sempre a vontade dos outros e a sua acima de todos. Mas é como lhe disse, tenho interesse em ouvir a sua opinião e por isso gostaria de lhe fazer uma quantas perguntas que, por generosidade e grandeza, espero que possa estar em condições de me as dar.
Faço votos para que a mudança seja leve. Só de pensar que teria que fazer o mesmo.... Contratava logo uma empresa de mudanças mas a verdade é que mesmo assim a pessoa esforça-se que se farta. Mudei de casa um mes antes da Margarida nascer e ainda me lembro o trabalhão que isso deu. Mas é bom mudar de vez em quando, dá ares de recomeço e eu espero que seja encantado.
Não a empato mais Gi, tenha um resto de um dia cheio de azul
Seu
Luís

09:46  

Enviar um comentário

<< Home