2007-02-15

O DIÁRIO DA MARGARIDA - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

HISTÓRIAS DA TERRA ENCANTADA
3

E depois os organismos vivos foram-se adaptando a respirar os gases que têm gravitado em torno desta nossa quase esfera.
É curiosíssimo sim e é como dizes que, em grande parte, tudo isto depende da relação entre o Sol e a Terra. Já viste o que a gravidade proporciona? A sua descoberta e teorização não foi pois um grande feito?
Ora como sabemos, conjugando-se com outros factores, a diferencialidade térmica da troposfera produz a diversidade climática do nosso planeta.
Não, não estou, propriamente dito, a mudar de assunto. Acontece é que esse mosaico bio-climático sempre espoletou respostas evolutivas nas espécies vivas. Se quisermos, talvez seja possível dizer que nas dinâmicas climatéricas se encontram motores da evolução.
Foi Charles Darwin que percebeu isso pela primeira vez.
Darwin esteve para seguir uma vida de pastor protestante e que, em face do seu interesse pela descrição dos fenómenos da Natureza, teve, um dia, um convite para participar numa expedição à América do Sul e Pacífico. E engraçado é o facto de ele ter embarcado num veleiro cujo capitão era a personificação do contrário das suas ideias liberais e de ter sido precisamente nessa viagem que ele recolheu a maioria de material a partir do que, mais tarde, veio a elaborar a sua teoria da selecção natural das espécies. É preciso ver que o século dezanove ainda não tinha passado à segunda metade e que a viagem decorreu num navio que, sem alternativa, dependia de um comando absoluto. As dissenções entre o jovem naturalista e o comandante do Beagle eram, assim, algo inesperado. E provavelmente, a troca de ideias terá também dado a sua quota-parte de contributo para que as ideias do cientista ganhassem forma.
Pois é, a história das ciências tem destas coisas. E até tem, como vimos, aquele lado aventuroso do trabalho de campo que, neste particular, via acrescentar-lhe o sabor da madeira estalando e guinchando, sobre as águas, aos sons do vento e do arfar das velas.
Tem tem, esta teoria tem uma importância fundamental para isso. Claro que não é a única que o possibilita, mas ela permite-nos compreender grande parte de como os seres vivos cresceram e se multiplicaram pelos sete cantos e as profundezas do nosso planeta.
Sim, tal e qual, como de organismos unicelulares e telemáticos se chegou à baleia, para usar como síntese uma imagem literária. Como é que por via de mutações as formas de vida vão surgindo, bem como, pelo contrário, acontece o desaparecimento de outras e de que modo o planeta foi colonizado pela generalidade dos organismos vivos.
A existir, desconhece-se, por enquanto, o porquê de tais alterações genéticas. Ao que parece, há umas que favorecem o aparecimento de melhores características adaptativas a determinadas circunstâncias que, por sua vez, propiciam que esses indivíduos resistam e se reproduzam mais e melhor que os outros. Assim, naturalmente, se vão seleccionando as diversas populações terrestres.
Ora essa, Darwin viu isso nos tentilhões do arquipélago dos Galápagos. Observou que de umas ilhas para as outras havia diferenças que respondiam justamente a diferenciados enquadramentos do meio em que subsistiam.
Não, isto que te digo é uma brevíssima resenha pessoal e livre e, como é lógico, de então para cá muito têm evoluído as explicações científicas. Aliás, as modernas biologias e genéticas estavam então por inventar. Mas basicamente Darwin continua um bom auxiliar para compreendermos este sucesso praguejado da vida, tal como a conhecemos, nesta nossa ilha cósmica, até ver, sob esse aspecto, única.
Vejo que aprendes depressa.