2007-02-18

O DIÁRIO DA MARGARIDA - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

No ar paira um sabor de férias escolares e até o pai se esqueceu de perguntar à filha o que foi que os alunos fizeram na lição de hoje.
Mas não tem importância.
Registei, isso sim, que a miúda trouxe mais alguns exercícios do livro de leitura para fazer durante este período de descanso. Dois deles foram resolvidos na hora de espera da sua aula de ginástica. Como ontem despachou a ficha de sexta-feira, faltam-lhe apenas os problemas constantes de duas páginas do referido compêndio.

Amanhã, a Margarida irá ao cinema; é a oferta da Junta de Freguesia aos alunos da Vila.

E não é que a Matilde também vai?

Pena que a película seja o Pokemon II.



“-Oh pai, como é que o Pokemon aparece na televisão e aparece no cinema?” –Perguntou a mais novinha, naqueles dois dedos de miminho e conversa que antecedem o beijinho de até amanhã.
“-Se calhar gravam uma cassete e passam lá o filme.” –Responde a mais velha que, na sua caminha, já estava virada para o outro lado.



Enquanto o estado de Arkansas sofreu os efeitos devastadores de tornados que deixaram um rasto de uma quinzena de mortes e casas destruídas, o vulcão Popocatepeco, no México, começou a soprar cinzas sobre as vilas e cidades circunvizinhas. Neste último caso, as autoridades já deram o alerta, procuraram evacuar as populações cuja proximidade mais faz perigar, mas as pessoas parecem pouco preocupadas. De acordo com o testemunho de um jornalista, a vida segue o curso da normalidade e, no entanto, a chuva de cinza pode ser o preâmbulo de uma explosão e erupção de lava.

Deus queira que não se assista a nenhuma tragédia.


Nós somos tão pequeninos face à fúria dos elementos.


Nos países a sério é assim.
Há um novo chefe de estado num país em aparente mudança que está em vésperas de fazer uma visita oficial e antes disso, para que a opinião pública e sociedade em geral possam conhecer a figura e seu pensamento e visão sobre os problemas, a imprensa de grande tiragem e influência entrevista o homem para que diga de sua justiça.
Foi o que aconteceu com o Le Fígaro e Kostunica, Presidente da República Federal da Jugoslávia que, dentro de dias, se deslocará a Paris –se não estou em erro, para a sua primeira saída a um país estrangeiro- e que nessa dimensão falou para aquele diário francês.

E o entrevistado não foi nada meigo para com os Estados Unidos que acusou de estarem a armar a guerrilha separatista do Kosovo, por interposta pessoa de lobbies poderosos, ao mesmo tempo que, denunciou, a NATO reforça a fronteira entre aquele território e o resto da república sérvia.


A ida a França é natural; em primeiro lugar trata-se de recuperar antigas alianças –não nos esqueçamos que aquela potência entrou na primeira grande guerra ao lado da Sérvia- ao mesmo tempo que se procuram contra-pesos para as forças militares estrangeiras que, na óptica nacional, ocupam uma parcela da Jugoslávia.

Esperemos que Jacques Chirac não se queira valer deste acto diplomático como um meio para vincar supremacias gaulesas na Europa que, a médio prazo, só poderiam servir para estiolar a União Europeia.

Contudo, Kostunica parece apostado num processo de democratização do seu país.
Para tanto, oxalá obtenha o máximo dos apoios necessários e se esta visita servir tais desideratos, pois ainda bem que ela tem lugar.


Mas é preciso ter em atenção que a França sempre teve devaneios imperiais. Não é por acaso que foi lá, com o cardeal Richellieu, que se concebeu a ideia do interesse de estado. E para a Europa Central, o interesse de estado francês sempre passou pela divisão dos principados de cultura e língua alemãs, cuja unificação a França fez todo o possível para evitar. Do que adveio a moderna rivalidade franco-germânica em que se alicerçaram, já no século vinte, dois conflitos mundiais.


Atenção que os Balcãs e tudo aquilo que os envolve são assuntos muito sérios.



Pois por cá, o PCP quer investigar as fundações que Fernando Gomes criou enquanto Presidente da Câmara da Porto.
Dêem-lhe que ele merece.


E não é que o inenarrável Pinto da Costa veio a terreiro para acusar a oposição de querer fazer cair o Ministro dos Desportos?


Diz-me com quem andas…
com
quem
andas…



Parece que os dados científicos confirmaram um oceano de água líquida sob a calote gelada de Gamínedes, um dos satélites naturais de Júpiter.



Soul Sacrifice, lembram-se?
Santana no melhor da desbunda.

Alhos Vedros
00/12/18
Luís F. de A. Gomes