2007-02-19

O DIÁRIO DA MARGARIDA - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

FÉRIAS
São conhecidos os resultados dos concursos para a concessão das linhas de telemóveis de terceira geração. Como não podia deixar de ser, foram contempladas as três empresas que já estão no mercado, a Telecom, a Telecel e a Optimus. Mas há que manter os espaços para clientelas e lá se abriu uma quarta posição, para a ONI, é claro, que, por mero acaso é uma empresa maioritariamente na posse da EDP.

Ninguém duvida que eram estas as melhores propostas.
Sobretudo ninguém põe em causa o facto de o estado de modo algum ter a possibilidade de realizar mais dinheiro do que aquele que ganhou com esta operação.



Ontem fui abordado pelo Vítor Vargas no sentido de se estudar a possibilidade de criar uma associação de pais na escola que a Margarida frequenta, coisa que, até ao momento, nunca existiu. Em tempos houve alguém que mostrou disponibilidade e boa vontade para levar a cabo essa tarefa. Mas apesar das boas intenções a coisa não passou disso e o certo é que nunca se criou aquele outro elemento da vida escolar.
Faz falta? Pode dar um contributo que acrescente algo ao estabelecimento de ensino?
Sim. Desde logo por permitir aos encarregados de educação um mecanismo para se implicarem na resolução dos problemas existentes e daqueles que são fruto das contingências. Pelo menos funcionando como grupo de pressão junto de quem de direito para que se evitem vergonhas como o encerramento das aulas devido a chover nas salas. Mas também pelas realizações que um corpo daqueles pode promover para melhorar o ambiente e as condições escolares. Aqui estou a pensar em formas de destaque para os melhores alunos e até para professores e pessoal auxiliar.
Desta forma, a anuência face à proposta acarretou o compromisso de transmitirmos a ideia a outros encarregados de educação e de convidarmos os que se mostrem mais interessados para participarem neste empreendimento.

Vamos a ver o que isto dá.



Desde as três da tarde que está a chover, numa intermitência entre as mangueiradas na janela e os salpicos de árvores encharcadas.

O dia começou com um azul, pálido, é certo, mas, ainda assim, lavado pelo Sol
Só pelo almoço o vento prenunciou um céu tapado e cinzento. Rajadas fortes, motores de areia no ar a incomodar os olhos.

E por fim, num repente, o asfalto se fez ribeira.


Felizmente a Margarida já não teve que estar na escola. As férias começaram com a saída para o almoço.
Mas este último dia do primeiro período foi simplesmente lúdico.
Por oferta da Junta de Freguesia, os alunos foram ao cinema, na Moita, claro, pois há muito que encerrou a única sala que, para o efeito, existia em Alhos Vedros.



Pelo jornal ficámos a saber que na Universidade Moderna existem Professores Associados e Catedráticos sem doutoramento. (1) Será que é mesmo assim? O surrealismo é tanto que até o mais fantasista se admira.

Não será isto o indício de mais uma campanha que indirectamente visa pôr Paulo Portas em sentido?


Para manter o poder basta que as oposições se percam, não é verdade?



O ponta de lança do Futebol Clube do Porto, Pena, o melhor marcador do campeonato da Primeira Liga, deu uma entrevista ao “Jogo” –olha que jornal- na qual terá posto em causa a atitude da equipa no último jogo em que sofreram uma derrota com a União de Leiria.

Cá para mim isto não é inocente.
É só a primeira cena do despedimento do treinador Fernando Santos.
E José Mourinho –o técnico que o Benfica enxotou- será convidado para formar um team novo e com ele vencer os próximos campeonatos, coisa que ele fará e, finalmente, o Porto voltará a ter uma honesta hegemonia no futebol nacional, dentro das quatro linhas. E não duvido que voltaremos a ter um clube na ribalta das competições europeias.

Esperem só pela eliminação da Taça da UEFA frente ao Nantes.
Aposto um almoço.



E monocórdica, a chuva insiste em fazer as poças de água crepitarem.

__________
(1) Leiria, Isabel, p. 22
DOCENTES EM ACUMULAÇÃO

Alhos Vedros
00/12/19
Luís F. de A. Gomes


CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Leiria, Isabel- DOCENTES EM ACUMULAÇÃO
In “Público”, nº. 3929, de 00/12/19