2007-08-13

O DIÁRIO DA MARGARIDA - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

As associações de pais são uma das muitas manifestações da sociedade civil, isto é, das expressões, orgânicas ou não, geralmente de carácter espontâneo por parte das populações, independentemente dos poderes instituídos. A importância desta última reside no facto de ser um dos pilares da civilização democrática que jamais poderá ser uma realidade sem aquela.
Com efeito, uma sociedade democrática caracteriza-se, antes de mais, pelos limites que aí se conseguem impor aos poderes para que os direitos dos cidadãos sejam respeitados e isto de modo progressivamente mais alargado e abrangente, assim como, por via do aprofundamento do desenvolvimento, o mesmo é dizer da qualidade de vida, acrescem as capacidades de se imporem àqueles mesmos poderes a defesa dos mais fracos perante os interesses e os atropelos dos mais fortes. A civilização democrática ganha forma e consistência quando tal é empiricamente observável e apenas malhas marginais de um corpo demográfico andam arredadas dessa condição.
Ora um dos mecanismos de contra-peso que muito podem contribuir para que assim seja são, precisamente, as múltiplas organizações da sociedade civil.
Temos pois que as associações de pais são exemplos das interferências que a sociedade civil pode fazer no domínio do ensino, justamente com o objectivo de forçarem o estado a instituir e manter sistemas adequados às necessidades nacionais, claro está, mas nunca sem perder de vista os interesses dos mais desfavorecidos, ou seja, pressionando para que a escola possa possibilitar aos filhos dos mais pobres os meios para que estes possam traçar planos de vida que os remetam para níveis acima do limiar da pobreza.
Evidentemente que não é esse o único caminho, nem as coisas funcionam como se estivéssemos em face de uma varinha mágica. Mas é uma das vias e, entre elas, aquela que maior segurança poderá conferir a esse movimento de ascensão que terá sempre uma temporalidade geracional.
Neste sentido, à semelhança daquilo que já defendemos para uma filosofia de fundo para um sistema de ensino, também o desiderato último do trabalho de uma associação de pais deverá assentar na procura das melhores condições para os mais pobres.
É que à medida que vamos eliminando os estados de pobreza, vamos aproximando os homens da sua natureza de dignidade com que a todos, sem excepção, Deus abençoou.



Em Israel continua a violência.
Ontem foi bombardeada a sede das forças de segurança palestinianas.

O que se seguirá não sei, mas a paz não será concerteza.



Hoje os alunos realizaram fichas em torno da palavra girafa que aprenderam na sexta-feira passada.

Alhos Vedros
01/05/21
Luís F. de A. Gomes