2007-08-22

O DIÁRIO DA MARGARIDA - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

Um crepúsculo doce, tão suave e doce
com a Lua ganhando altura
no lado do céu oposto onde o rosa se esvaía
pelo horizonte dos meus olhos

e o encanto das andorinhas
acompanhando a brisa da lentidão
que reabastece os corpos depois do cansaço.



Vem aí mais uma subida dos preços do petróleo?
O Iraque decidiu suspender a venda consentida pelo programa petróleo por comida.

A frágil economia portuguesa sofrerá mais um abanão nos cenários traçados pelo Governo.
Estamos em pleno declive com abismo ao fundo.



Hoje os alunos fizeram uma ficha temática e prosseguiram os exercícios com as palavras em que o denominador comum é a letra zê.
Sobre isto versou o trabalho para casa que consistiu numa cópia e na elaboração de frases.



No Peru, a segunda volta das presidenciais ditou a vitória de El Cholo, de seu nome Alejandro Toledo por mais ou menos cinquenta e cinco por cento dos votos. Entre os Vargas Llosa, filho e pai, veremos agora quem tinha razão. Se o segundo que viu no candidato a melhor possibilidade para a democracia e o desenvolvimento no país, se o primeiro para quem, afinal, o economista de origem humilde tem vícios privados que levantam dúvidas quanto à sua capacidade para enfrentar uma sociedade doente de corrupção e mentira, depois de uma cleptocracia como acabaram por ser os dez anos do consulado de Fujimori. A ver vamos, mas oxalá que no fim sejam os peruanos a ganhar.

No discurso da vitória, o futuro Presidente apelou para a união e o trabalho e definiu a reconstrução económica como o principal desafio dos tempos mais próximos.
Neste sentido, só posso desejar que Alan Garcia, o candidato derrotado, quando afirmou que apoiará o novo Governo nos seus propósitos de recuperar o país, esteja a ser sincero e não a oferecer uma qualquer espécie de presente envenenado.

Pela sua dimensão e enquadramento geográfico, o Peru poderá ser um bom exemplo e motor para as misérias que perfazem o mapa da América Latina.

E eu não acredito no destaque que o jornalismo lusitano deu a palavras de Perez de Cuellar, o Ministro dos Estrangeiros do Governo de transição, para quem a prioridade do novo Executivo será a extradição do ex-presidente, Alberto Fujimori.
É claro que os crimes do anterior regime devem ser julgados e os seus responsáveis punidos. Mas isso não é um desiderato governamental mas sim um acto necessário da justiça.

Fundamental é que a democracia se robusteça, a economia ganhe alento e o povo melhore a sua qualidade de vida.



E agora Miles Davis
que é assim

para que tenhamos confiança
na humanidade.

Alhos Vedros
07/08/04
Luís F. de A. Gomes