2007-06-12

O DIÁRIO DA MARGARIDA - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

HISTÓRIAS DA TERRA ENCATADA
7

Nesse caso, a seu tempo entenderás o que é um rift. Mas vamos lá.
Actualmente a comunidade científica mundial explica a geo-dinâmica através de uma teoria vulgarmente conhecida por tectónica de placas.
Ao invés de algumas outras, como a já referida explicação para a gravitação terrestre, assimiláveis a uma só pessoa, esta não tem apenas um rosto, antes resulta de vários desempenhos que se associaram a descobertas independentes e diversificadas que, uma vez relacionadas de uma certa maneira, estenderam o tapete por onde pôde ser enunciada a teoria em alusão.
Basicamente, o que nos diz tal construção ideográfica é que a crusta terrestre assenta em –obviamente gigantescas- placas rochosas, as placas tectónicas, separadas umas das outras (1) e em movimento, pois os fundos oceânicos, que por sua vez repousam sob estruturas mais leves do que aquelas que suportam os continentes, encontram-se em expansão e, com isso, por um lado empurram as outras placas e, por outro lado, dado o menor peso e densidade, afundam-se sobre elas criando, dessa forma, zonas de subducção ou seja, onde a placa oceânica se desfaz em contacto com o calor emanado pelo material incandescente do interior da Terra, dando corpo à renovação desses fundos marinhos, constantemente reciclados pela ascensão de magma através das fendas tectónicas, concomitantemente sendo, com isso, agentes daqueles movimentos. As trepidações e deslocamentos das placas tectónicas provocam sismos e modelam o relevo terrestre, originando montanhas e desviando leitos de rios e ao longo do tempo geológico levam os continentes a afastarem-se e a aproximarem-se, entre si, reordenando, por completo, o mapa orográfico do nosso planeta.
Ficaste na mesma.
Então?
Tal e qual como o entendeste. Vejo até que és capaz de fazer uma explicação esquemática usando as mãos para criares uma espécie de modelo. Perante isto, isso de não conheceres o significado de uma série de palavras ou expressões até nem aparenta ser nada de grave. Pelo que estamos a ver, estarás sempre pronta a entendê-los. Seja como for, o relevo é a forma que tem a superfície da Terra. São as montanhas e as zonas planas. E o mapa orográfico é aquele que representa o relevo. Também se pode chamar orográfico a um mapa de relevo.
Pois aí é que entram as tais descobertas independentes que depois de conjugadas deram corpo à tectónica de placas.
Vale a pena?
Nesse caso vamos lá ver como é que eu te posso descrever este emaranhado de factos e ideias.

__________
(1) Damos o nome de rift às fendas que se formam entre duas placas no fundo dos oceanos.